Ator americano na década de 50, James Dean morreu aos 24 anos, no auge do sucesso a bordo de seu Porshe Spider, que ele chamava de ''Little Bastard''.
Os
amigos de James Dean disseram que o carro era um "problema" assim que o
viram - um raro Porsche Spyder prateado, apenas um dos 90 que existiam
em 1955. Apelidado de "Little Bastard" (Filhinho da P..., em uma
tradução livre), o carro levou o ícone rebelde das telonas para o seu
túmulo em 30 de setembro de 1955.
Depois
da tragédia, o mestre de customização de carros, George Barris, comprou
o que restou do carro por U$ 2.500,00. Quando os destroços chegaram à
oficina de Barris, o Porsche escorregou e caiu sobre um dos mecânicos que o descarregavam. O acidente quebrou ambas as pernas do mecânico.
Barris
tinha sentimentos ruins sobre o carro desde que o viu pela primeira vez
(porque comprou os destroços, eu não sei...). Suas suspeitas foram
confirmadas durante
uma corrida no Campo Pomona Fair em 24 de outubro de 1956. Dois
médicos, Troy McHenry e William Eschrid, tinham carros de corrida que
utilizavam partes do "Little Bastard". McHenry morreu quando seu carro,
que tinha o motor do Porsche instalado, perdeu o controle e bateu numa
árvore. O carro de Eschrid capotou. Eschrid, que sobreviveu apesar de
ferimentos graves, disse mais tarde que o carro de repente travou quando
ele entrou em uma curva (ele utilizava o eixo cardã do "Litlle
Bastard".
A
influência maléfica do carro continuou após a corrida: um garoto ao
tentar roubar a roda do Porsche, escorregou e cortou gravemente seu
braço. Barris então relutou mas acabou vendendo dois pneus do carro para
um jovem, uma semana depois, o rapaz quase morreu em um acidente,
quando os dois pneus estouraram simultaneamente.
Sentindo
que o Porsche poderia ser bem aproveitado, mesmo sem ser usado como um
automóvel, Barris emprestou o carro destruído para a Patrulha Rodoviária
da Califórnia, para uma apresentação em turnê que ilustraria a
importância da segurança dos automóveis. Em poucos dias, o local onde o
carro estava guardado foi consumido por um incêndio. Com exceção do
"Little Bastard", todos os veículos estacionados dentro da garagem foram
totalmente queimados. Quando o carro foi colocado em exposição em
Sacramento, caiu dos trilhos onde estava suspenso e quebrou o quadril de
um adolescente. George Barkuis, um motorista que estava transportando o
Spyder, morreu instantaneamente quando o Porsche caiu sobre ele depois
que ele despencou de seu caminhão em um outro acidente.
Os
percalços que cercam o carro continuaram até 1960, quando o Porsche foi
emprestado para uma exposição de segurança em Miami, Florida. Quando a
exposição terminou, os destroços que seguiam de caminhão para Los
Angeles, desapareceram misteriosamente.
Até hoje, o paradeiro do "Little Bastard" é desconhecido.
*Fonte.