lmd

quarta-feira

Lenda urbana: O carro maldito.


Ator americano na década de 50, James Dean morreu aos 24 anos, no auge do sucesso a bordo de seu Porshe Spider, que ele chamava de ''Little Bastard''.


Os amigos de James Dean disseram que o carro era um "problema" assim que o viram - um raro Porsche Spyder prateado, apenas um dos 90 que existiam em 1955. Apelidado de "Little Bastard" (Filhinho da P..., em uma tradução livre), o carro levou o ícone rebelde das telonas para o seu túmulo em 30 de setembro de 1955.

Depois da tragédia, o mestre de customização de carros, George Barris, comprou o que restou do carro por U$ 2.500,00. Quando os destroços chegaram à oficina de Barris, o Porsche escorregou e caiu sobre um dos mecânicos que o descarregavam. O acidente quebrou ambas as pernas do mecânico.

Barris tinha sentimentos ruins sobre o carro desde que o viu pela primeira vez (porque comprou os destroços, eu não sei...). Suas suspeitas foram confirmadas durante uma corrida no Campo Pomona Fair em 24 de outubro de 1956. Dois médicos, Troy McHenry e William Eschrid, tinham carros de corrida que utilizavam partes do "Little Bastard". McHenry morreu quando seu carro, que tinha o motor do Porsche instalado, perdeu o controle e bateu numa árvore. O carro de Eschrid capotou. Eschrid, que sobreviveu apesar de ferimentos graves, disse mais tarde que o carro de repente travou quando ele entrou em uma curva (ele utilizava o eixo cardã do "Litlle Bastard".

A influência maléfica do carro continuou após a corrida: um garoto ao tentar roubar a roda do Porsche, escorregou e cortou gravemente seu braço. Barris então relutou mas acabou vendendo dois pneus do carro para um jovem, uma semana depois, o rapaz quase morreu em um acidente, quando os dois pneus estouraram simultaneamente.

Sentindo que o Porsche poderia ser bem aproveitado, mesmo sem ser usado como um automóvel, Barris emprestou o carro destruído para a Patrulha Rodoviária da Califórnia, para uma apresentação em turnê que ilustraria a importância da segurança dos automóveis. Em poucos dias, o local onde o carro estava guardado foi consumido por um incêndio. Com exceção do "Little Bastard", todos os veículos estacionados dentro da garagem foram totalmente queimados. Quando o carro foi colocado em exposição em Sacramento, caiu dos trilhos onde estava suspenso e quebrou o quadril de um adolescente. George Barkuis, um motorista que estava transportando o Spyder, morreu instantaneamente quando o Porsche caiu sobre ele depois que ele despencou de seu caminhão em um outro acidente.

Os percalços que cercam o carro continuaram até 1960, quando o Porsche foi emprestado para uma exposição de segurança em Miami, Florida. Quando a exposição terminou, os destroços que seguiam de caminhão para Los Angeles, desapareceram misteriosamente. 

Até hoje, o paradeiro do "Little Bastard" é desconhecido. 

*Fonte.